A tecnologia permeia todas as atividades humanas nos dias de hoje, principalmente alavancada pela disponibilidade e acessibilidade a ferramentas computacionais. Neste contexto, a Ciência da Computação tem se tornado uma área de trabalho cada vez mais relevante.

A Ciência da Computação estuda técnicas, metodologias, ferramentas e aplicações tecnológicas para informatizar as atividades e gerar soluções para os mais diversos problemas. Para tanto, além de lidar com a parte lógica dos processos computacionais, envolve também a modelagem e gerenciamento dos dados envolvidos neles, as formas de comunicação e interação entre diferentes sistemas e as características físicas dos componentes físicos envolvidos, entre outros aspectos. O campo lida muito com conceitos teóricos envolvidos de lógica e matemática, mas também com diversos aspectos práticos da programação de soluções computacionais.

O Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Brasília oferece diversas opções de graduação e pós-graduação.