O ensino formal vai muito além das atividades convencionais de sala de aula e deve considerar atividades complementares, tais como iniciação científica (IC) e tecnológica, programas acadêmicos amplos (por exemplo, o Programa de Treinamento Especial da CAPES - PET), programas de extensão universitária, visitas técnicas, eventos científicos, além de atividades culturais, políticas e sociais, dentre outras, desenvolvidas pelos alunos durante o curso de graduação. Essas atividades complementares visam ampliar os horizontes de uma formação profissional, proporcionando uma formação sociocultural mais abrangente.

Eventos

Os eventos de extensão são organizados nas mais diversas áreas acadêmicas. A maioria não se restringe aos estudantes. Cada departamento atua de uma forma específica. Pode promover atividades, realizar projetos de ação contínua ou participar de programas especiais e permanentes. O objetivo é repassar o conhecimento adquirido e beneficiar a sociedade.

 

A semana universitária é um evento de caráter extensionista do Instituto de Exatas (IE) e engloba o departamento do CIC. Durantea semana universitária, vários eventos e minicursos lançados pelos professores do CIC são apresentados a comunidade interna e externa à UnB, com temas da área da computação em geral.