Marcelo Marotta
A1-21-7

Professor(a) Adjunto

Outras Informações

Sou professor adjunto do departamento de Ciência da Computação da Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF, Brasil (2019). Anteriormente, fui coordenador de P&D do Departamento CTIC da Rede Nacional de Pesquisas (RNP), Brasília, DF, Brasil (2017~2019). Além disso, realizei meu doutorado em Ciência da Computação junto ao Grupo de Redes de Computadores do Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil (2019). Eu permaneci no CONNECT, o Grupo de Pesquisa em Telecomunicações do Trinity College, em Dublin, para uma bolsa de estudos no exterior de um ano durante meu doutorado, Dublin, Irlanda (2016). Eu recebi meu título de mestre (2013) pelo Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil (2013). Além disso, sou bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), Itajubá, MG, Brasil (2010). Atualmente, estou pesquisando Redes de Acesso a Rádio baseadas em Conceitos de Nuvem (C-RAN), Redes de Próxima Geração, Internet do Futuro, Gerenciamento de Processos de Negócios, Rede Definida por Software, Internet das Coisas, Rádio Definido por Software e Rádio Cognitivo.

I am an adjunct professor at the University of Brasilia (2019). Previously, I was an R&D Manager for the Rede Nacional de Pesquisas (RNP) CTIC department at the Federal District/Brasilia, Brazil. Also, I received my Ph.D. in Computer Science at the Computer Networks Group of the Institute of Informatics of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), Brazil. I stayed at CONNECT, the Telecommunication Research Group of Trinity College, Dublin, for an oversea scholarship of one year during my Ph.D. (2015). I received my M.Sc. title (2013) from the Institute of Informatics of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), Brazil. In addition, I hold a BSc degree (2010) in Computer Science from the Federal University of Itajubá (UNIFEI). Currently, I am researching Wireless Mesh Networks, Next Generation Networks, Future Internet, Business Process Management, Software Defined Network, Internet of Things, Software Defined Radio, and Cognitive Radio.